sábado, 12 de junho de 2010

Paciência e Desapego.

Duas palavrinhas que fizeram uma enorme diferença na minha vida.

Por quê?

Simplesmente pelo fato de que é a paciência que nos faz consquistar as coisas, sem ela não somos nada. Que graça teria se tudo que quiséssemos viesse fácil, rápido e sem esforço nenhum?

Não teria graça, por isso que a vida é tão fascinante. Quando alguém te fala: "Ah não era a hora disso acontecer!" Você deve se sentir muito frustado e deve ficar pensando que você queria aquilo e queria naquela hora, mas depois com o tempo e a paciência você acaba descobrindo que aquele momento não era o certo, e sim, o momento que você está vivendo no presente é exato para que tal fato acontecesse.

A paciência nos torna donos de nossas próprias vidas, com ela aprendemos o tempo necessário para fazermos as coisas. Conseguimos controlar nossas atitudes, fazendo com que assim, nossa vida se torne mais prazerosa e feliz.

Já o desapego nada mais é do que você aprender que nada é totalmente seu, não somos donos de nada. Um sapato, um amor, um livro...

Por mais que você fale: "É meu! Eu comprei, ou, eu conquistei!" Não é seu...

Exemplo: Um sapato que você comprou, usou tanto que ele gastou. Se você não trabalhar o desapego você não conseguirá se desfazer dele, o que é errado, pois de que lhe vai servir algo que não é mais útil? Você terá que se desfazer...

Isso também vale para tudo, um amor por mais que lhe seja belo, ele não é eterno. Ele é eterno enquanto durar, pois um dia ele acaba, pode virar amizade, carinho, mas um dia ele pode simplesmente deixar de existir e você terá que aprender a desapegar desse amor para que alguém possa vivê-lo com mais intensidade que você.

Não é porque se desapega que você não tem direito, pelo contrário, por você saber que aquilo não é para você, faz com que algo melhor lhe apareça em seguida.

Não somos donos de nada, cada dia que passa aprendemos a cuidar mais de nós.

Lembre-se: "Deixe as coisas livres, pois se elas voltarem para você é porque as conquistou. Mas se elas não voltarem, não se preocupe, você fez o possível, mas elas não eram pra você."

3 comentários:

  1. Muito bom o texto!! Muito profundo e bem escrito... Eu concordo com praticamente tudo e acho a questão do desapego é a mais dificil de ser trabalhada, mas como o próprio texto diz temos que ter paciência também. Continue escrevendo!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sério Lu, vc nasceu pra isso msm e ainda vai ajudar um monte de gente.. como eu!!!!!!!!
    E paciência pra mim só ficava na teoria e quando eu soube entender q cada coisa tinha seu tempo , aí sim as coisas começaram a fluir pra mim!!!!
    E não pare nunca com isso!!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. com o tempo ficamos mais pacientes, pois entendemos com maior nitidez que as coisas tem seu tempo, como uma planta...o desapego já tem q ser melhor trabalhado, creio q desde a infância isso deve ser incentivado! bjs

    ResponderExcluir